📰 Teatro

Dança acessível e gratuita estreia hoje no Teatro Raul Belém Machado

Dança acessível e gratuita estreia hoje no Teatro Raul Belém Machado

A partir das 19h deste sábado (3), o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe a estreia de "Isso é um poema que transborda", espetáculo de dança que rompe com a dependência exclusiva da visão. A montagem, com direção de Bárbara Maia, reúne quatro artistas em cena e propõe uma criação voltada especialmente para pessoas cegas e com baixa visão, mas aberta a todos os públicos.

Publicidade
📢 Espaço para anúncio (no meio do conteúdo) banner responsivo

O projeto nasce de uma pergunta: como criar danças para não serem vistas? A partir desse desafio, a diretora desenvolveu uma obra em que a audiodescrição poética se integra à dramaturgia. Carol Santiago, Clara Lins, Luar Lapér e Vanessa Oliveira assinam a interpretação e criação, num trabalho que incorpora elementos da cultura popular e da tradição afro-brasileira.

Três apresentações entre BH e Brumadinho

Após a estreia no Teatro Raul Belém Machado, no bairro Alípio de Melo, o espetáculo segue para Brumadinho no dia 18 de outubro, às 17h, no Tibá Centro de Movimento. A turnê volta à capital mineira no dia 24 de outubro, às 15h, no Galpão 4 da Funarte MG, na Rua Januária, 68, Centro.

Todas as sessões são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade: intérprete de Libras, audiodescrição e receptivo para pessoas com deficiência visual. A classificação é livre.

Corpo, palavra e ancestralidade

Além das quatro intérpretes-criadoras, a montagem se apoia em diferentes linguagens artísticas. A trilha sonora tem composição de Gustavo Felix, com gravações em estúdio de Fred Mucci. Instrumentos ligados às tradições populares — caixa de folia, gunga e patangome — entram no trabalho com a participação de Adriano de Alcântara e Souza, Capitão Regente da Guarda de São Sebastião do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

A proposta parte da tentativa de transpor gestos para palavras, traduzindo movimentos corporais em texto verbal e fazendo ecoar poéticas do invisível. O espetáculo investiga as relações entre gesto, palavra e corpo, incorporando textualidades ao próprio elenco em cena, simultaneamente como camada dramatúrgica e recurso de acessibilidade.

Programação completa

As três apresentações acontecem em outubro de 2026:

  • 3 de outubro, sábado, às 19h — Teatro Raul Belém Machado, R. Leonil Prata, 53 - Alípio de Melo, Belo Horizonte - MG, 30830-610
  • 18 de outubro, domingo, às 17h — Tibá Centro de Movimento, Rua Um, 130, lojas 5/6, Brumadinho
  • 24 de outubro, sábado, às 15h — Galpão 4 da Funarte MG, Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte

A entrada é franca em todas as sessões. Os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência nos locais de apresentação, respeitando a ordem de chegada. A consultoria em acessibilidade é de Tatiana Rosales e Thaís Olliveira.

Como chegar ao Teatro Raul Belém Machado

O teatro fica no bairro Alípio de Melo, região nordeste de Belo Horizonte. Quem usa transporte público pode optar por linhas que circulam pela Avenida Cristiano Machado e descer próximo à Rua Leonil Prata. Para quem vai de carro, o bairro tem fácil acesso pela Via Expressa Leste-Oeste.

Com três oportunidades de assistir à montagem gratuitamente, o público belo-horizontino tem a chance de conhecer uma proposta que expande os limites da dança contemporânea ao dialogar com a acessibilidade desde a concepção do trabalho.

Fonte: soubh.uai.com.br

Compartilhe
WhatsApp Facebook X
📩 Receba os melhores eventos de BH Toda semana no seu email — é só confirmar. Sem spam.

Perguntas frequentes

O espetáculo \"Isso é um poema que transborda\" é pago?
Não. Todas as três apresentações em BH e Brumadinho têm entrada gratuita.
Quais recursos de acessibilidade o espetáculo oferece?
A montagem conta com intérprete de Libras, audiodescrição poética e receptivo para pessoas com deficiência visual.
Onde acontecem as apresentações em Belo Horizonte?
No Teatro Raul Belém Machado (dia 3 de outubro) e no Galpão 4 da Funarte MG (dia 24 de outubro).
Preciso retirar ingresso antecipado?
Não. Os ingressos são retirados com uma hora de antecedência no local, por ordem de chegada.
Qual a classificação etária do espetáculo?
A classificação é livre, ou seja, aberto para todas as idades.
Quem dirige o espetáculo?
A direção é de Bárbara Maia, com assistência de direção de Victor Pedrosa e direção musical de Gustavo Felix.
📣 Para produtores e organizadores

Seu evento merece mais público

Cadastre seu evento ou notícia na Clib e apareça para quem está procurando o que fazer em Belo Horizonte.

Falar com a gente →
📩 Receba os melhores eventos de BH
Newsletter semanal · sem spam

Clibinhoseu guia de eventos em BH
Clibinho está digitando…