Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum estreia turnê por MG com "Velocidade"
O Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum, um dos principais nomes do teatro mineiro, inicia sua turnê de estreia pelo interior de Minas Gerais em São João Del Rei com o espetáculo "Velocidade", que já circulou por seis capitais brasileiras e recebeu o Prêmio Shell 2026 (Melhor Iluminação), além de indicações ao Prêmio APCA para Melhor Espetáculo e Melhor Dramaturgia.
Dirigido por Ítalo Laureano e pelo cineasta Ricardo Alves Júnior, com dramaturgia de Marcos Coletta e Assis Benevenuto, "Velocidade" é uma peça-sonho-poema que reflete poeticamente sobre a efemeridade da vida e a rapidez dos tempos contemporâneos. A montagem dialoga com referências como "Notas sobre os doentes de velocidade" de Vivian Abenshushan, "Oráculo da Noite" de Sidarta Ribeiro e obras de Paul Preciado, mergulhando nos sonhos pessoais do coletivo para criar uma dramaturgia onírica que brinca com a aceleração e dilatação do tempo através de imagens que vêm e vão, rastros de memória e memórias inventadas.
Em cena estão Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta, Michele Bernardino e Marina Viana. O espetáculo utiliza uma cenografia inovadora com uma mesa central que funciona como página, onde os atores escrevem os títulos das cenas, além de cinco bonecos de madeira confeccionados pelo artista Agnaldo Silva. A iluminação, assinada por Marina Arthuzzi (vencedora do Prêmio Shell), trabalha com dispositivos não convencionais, incluindo manipulação manual de luz pelos atores.
Além das apresentações, o Quatroloscinco oferece a oficina "Práticas de um Teatro do Comum" no dia 22/10, das 13h às 17h, um espaço de imersão nos procedimentos de criação e encenação que marcam a identidade do grupo, aberto a atores, artistas em formação e interessados (a partir de 16 anos), com 20 vagas disponíveis.
A turnê segue para Ipatinga, Governador Valadares, Uberaba e Uberlândia nos próximos meses. Fundado em 2007, o Grupo Quatroloscinco apresentou dez espetáculos em 21 estados brasileiros, além de Cuba, Uruguai e Argentina.
Serviço
O quê: Espetáculo "Velocidade" + oficina "Práticas de um Teatro do Comum" (22/10)
Quando: 21 e 22 de outubro de 2026 — espetáculo às 20h | oficina 13h-17h (22/10)
Onde: Teatro Municipal de São João Del Rei (Centro)
Quanto: Gratuito (ingressos e inscrições em www.quatroloscinco.com)
Classificação: Livre | Intérprete de Libras (21/10) | Bate-papo após apresentação (21/10) | Oficina para maiores de 16 anos (20 vagas)